Quem é Michele Caputo

Back
SEARCH AND PRESS ENTER
Recent Posts
Deputado estadual desde fevereiro de 2019, Michele Caputo obteve votação expressiva nas eleições de 2018, sendo o único novo deputado eleito de sua coligação. Defensor da causa da Saúde, tem vasta experiência na área, inclusive tendo ocupado o cargo de Secretário de Estado da Saúde do Paraná. É farmacêutico e descendente de italianos.

A FORÇA DO POVO DA SAÚDE

Deputado estadual desde fevereiro de 2019, obteve votação expressiva nas eleições de 2018, sendo o único novo deputado eleito de sua coligação. Foram 51.296 votos distribuídos em 359 cidades paranaenses. Atualmente, é líder do bloco parlamentar PSDB/PV, presidente da Comissão de Relacões Federadas e Assuntos Metropolitanos, e vice-presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná.

Defensor da causa da Saúde, tem vasta experiência na área. Ao todo, são 34 anos de carreira como servidor público da Secretaria de Estado da Saúde.

Biografia

Descendente de italianos, foi o primeiro da família a nascer no Brasil, mais especificamente em Maringá, no noroeste do Estado. Tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná. Casado, têm duas filhas e uma neta.

Atuação na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Em 7 anos, 3 meses e 5 dias, Michele Caputo revolucionou a Saúde do Paraná. Como Secretário de Estado, adotou uma política pautada no diálogo e construção de parcerias. Neste período, elevou o sistema de saúde do Paraná a uma posição de protagonismo no país. Programas como a Rede Mãe Paranaense, Mutirão de Cirurgias Eletivas e o Serviço de Transporte Aeromédico se tornaram referência nacional e salvaram milhares de vidas.

Carreira Pública

Ao longo da carreira pública, também foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No Município de Curitiba, ocupou por duas vezes o cargo de Secretário Municipal de Saúde e uma vez o de Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos.

Personalidade do Ano

Em 2018, foi eleito uma das 5 personalidades públicas mais influentes da Saúde no Brasil, pela revista Healthcare Management. Também recebeu a medalha de Mérito Oswaldo Cruz, categoria Ouro, considerada a maior honraria da saúde pública brasileira.

Prefeitos e gestores afirmam: Michele Caputo foi o melhor secretário de saúde da história do Paraná.

Linha do tempo

2019
fevereiro 1

Posse

Posse
Toma posse para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.
2018
outubro 7

Deputado Estadual

Deputado Estadual
Eleito Deputado Estadual para o primeiro mandato, com  o voto de 51.246 paranaenses.
fevereiro 2

Medalha de Mérito Oswaldo Cruz

Medalha de Mérito Oswaldo Cruz
Recebeu a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, considerada a maior honraria da Saúde Pública brasileira.
2011
janeiro 1

Secretário de Saúde do Paraná

Secretário de Saúde do Paraná
2009
agosto 18

Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba

Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba
2007
maio 16

Secretário Municipal de Saúde

Secretário Municipal de Saúde
Na gestão do ex-prefeito Beto Richa
1995
agosto 15

Chefe de Gabinete da Fundação Nacional de Saúde

Chefe de Gabinete da Fundação Nacional de Saúde
Chefe de Gabinete da Fundação Nacional de Saúde
1992
maio 14

Diretor Geral do Centro de Medicamentos do Paraná

1985
maio 21

Chefe da Vigilância Sanitária Estadual

No Governo José Richa